Superestrutura

UFPel debate educação básica nesta semana em Pelotas

Poder Escolar reúne profissionais da Educação até quinta-feira no Theatro Guarany

Divulgação -

Inspirado na frase O que concerne a todos deve ser decidido por todos, de autoria do téologo, escritor e professor universitário Leonardo Boff, teve início nesta segunda-feira (17) em Pelotas a 13ª edição do Poder Escolar, encontro tradicional na área de educação da Zona Sul do Estado. O evento reúne até quinta-feira no Theatro Guarany profissionais da Educação que, durante quatro dias, compartilham experiências, saberes, angústias, inspirações, sonhos e, especialmente, reforçam seu empoderamento. As informações são da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Universidade Federal de Pelotas - uma das sete instituições promotoras do evento - ao lado de UCPel, IFSul, Secretaria de Educação, 5ª CRE, Cpers e Conselho Municipal de Educação.

A conferência de abertura esteve a cargo da professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Inês Barbosa de Oliveira. A pedagoga deixou claro: poder escolar é docente e discente – "todo o resto é usurpação", emendou. A convidada fez sua explanação trazendo reflexões que envolveram desde a criação cotidiana do currículo pelos profissionais até o empoderamento dos professores em tempos de conservadorismo - como agora. “Paira sobre nós a suspeita de que não sabemos fazer o nosso trabalho. Está socialmente posto, e reforçado pelas autoridades, que querem dizer o que fazer nas escolas muitas vezes desconhecendo as condições. O professor não precisa ser tutelado”, disse.

Depois de abordar o desafio do reconhecimento da autoridade docente, Inês falou, ainda, sobre as hierarquias entre conhecimentos e emudecimentos do que chamou de “saberes subalternizados”, aprendizagens cotidianas, formalismo e hierarquização. A convidada explanou também sobre tessitura de redes de conhecimentos, a ecologia de saberes na criação curricular cotidiana e democracia.

Representação
A mesa de abertura do evento contou com a participação de representantes das entidades promotoras do Poder Escolar.

Representando a comissão organizadora, a professora Lígia Cardoso Carlos falou sobre o desejo de que o encontro pudesse ser um espaço de aprendizagem e fortalecimento dos conhecimentos sobre a docência e a escola. “Essa décima terceira edição começou quando, em 2015, lançamos uma proposta pra as escolas de discutirmos as práticas de gestão democrática e de diálogo com as comunidades, para que pudéssemos, de forma colaborativa, compreender as dificuldades e projetar possibilidades”, disse. De acordo com ela, o evento busca contribuir para uma docência com base sólida de conhecimentos – que implica diálogos entre escola e universidade e valorização dos saberes construídos nos cotidianos das salas de aula. Além disso, pontuou, o Poder Escolar está comprometido na defesa de condições dignas de trabalho e remuneração aos profissionais da educação básica.

Presente na solenidade de abertura, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), disse que aposta em eventos que valorizam a troca de experiências, como é o caso do Poder Escolar. A chefe do executivo pelotense mencionou, também, a colocação positiva conquistada pelo município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2016. “É um orgulho que a nossa rede tenha conseguido esse feito, que é trabalho das escolas. Queremos avaliar práticas pedagógicas, projetos e outras ações para que possamos identificar os aspectos que levaram a isso, para que seja um fator de crescimento contínuo”, disse.

O reitor em exercício da UFPel, professor Luís Isaías Centeno do Amaral, declarou que o Poder Escolar é um evento de extrema importância e está associado com o espírito da Universidade, de parceria e entrosamento com as escolas. “O encontro tem associado a ele palavras fortes, como poder, escola, democracia, integração. Um momento delicado da história do país, como o que vivemos, só se reverte pela conscientização e é com a educação que vamos conseguir um país melhor”, pontuou.

Programação
O Poder Escolar prossegue nesta terça-feira com a mesa de discussão “Reforma do Ensino Médio, Projeto Escola sem Partido e a Pedagogia de Paulo Freire”, às 8h30, no Theatro Guarany. Serão debatedores os professores Fernando de Araújo Penna (Universidade Federal Fluminense - UFF), Russel Teresinha Dutra da Rosa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS) e Thiago Ingrassia Pereira (Universidade Federal da Fronteira Sul - Unipampa).

A programação completa pode ser conferida aqui. Mais informações estão no site do Poder Escolar.

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